Segunda-feira, 18 de Abril de 2011

                                                  Liberty and dignity

1. A democracia

2. A gestão do país

3. A relação entre a democracia e a gestão do país

 

Introdução

O actual modelo de democracia caracterizado por eleições, parlamento e políticos é antigo e não satisfaz. Isto, independentemente do país onde está implantado. As consequências do seu mau funcionamento variam imenso. Em alguns casos insuportáveis e levam quase à revolta, mas na maioria dos casos o cidadão sujeita-se, sofre e demite-se. Este modelo permite praticamente tudo. Veja-se a título de exemplo a democracia na Rússia e nos Estados Unidos da América do Norte, a democracia no México e a de Portugal, a de Israel e do Paquistão, a democracia em França e na Índia, ou a democracia na Suécia.

 

1.a  A democracia

A democracia não está em discussão. Faz parte da nossa condição humana. Nós não conseguimos sobreviver em sociedade sem democracia e solidariedade. E, quanto mais, e mais ampla for a democracia e a solidariedade, melhor nos sentimos e melhor vivemos, como indivíduos e como sociedade. Assim, a democracia tem de ser libertada das limitações e imposições que a condicionam. Não há democracia a mais. Há democracia a menos o que limita o nosso respeito próprio, a nossa criatividade, o nosso prazer e não menos importante a nossa participação na sociedade.  

A democracia não precisa de políticos, presidentes, casas reais ou ditadores. A democracia precisa sim de um quadro legal que a salvaguarde e a faça crescer. A aprovação deste é da competência, exclusiva, do cidadão.

A democracia precisa também de instrumentos de protecção e de implementação. Quem limite a democracia ou a utilize para explorar ou colaborar na exploração do cidadão, deve ser imediatamente sancionado.

A democracia deve ser introduzida em todos os sectores da sociedade: nos hospitais, nas escolas, nas empresas, nas instituições, nos quartéis, … em todos os locais onde o cidadão se relaciona com outro cidadão ou com uma instituição. A democracia e o respeito mútuo, têm de ser reais e efectivos.


2.a  A gestão do país

A gestão do país, assim como a gestão de uma empresa, não necessita de políticos. É um assunto de gestão de uma empresa colectiva (o país), cujo proprietário é o cidadão. Assim, as regras da boa gestão, transparente, ética e socialmente responsável, aplicam-se aqui. A política da empresa, os resultados que a administração tem de obter, são aqueles que os proprietários (o cidadão) estabelecem, antes de nomear os gestores. Os gestores são nomeados para obter os resultados estipulados, segundo os critérios acordados. Quando não o fazem, podem ser imediatamente chamados a prestar contas e caso necessário, são despedidos. Tendo em conta que todos os cidadãos têm ou podem rapidamente vir a ter, os meios necessários para exercer a sua cidadania pela internet, tais decisões são perfeitamente possíveis e podem ser tomadas em tempo real.

 

3.a  A relação entre a democracia e a gestão do país

Os gestores nada têm a ver com a democracia. O que eles fazem é cumprir a lei que protege e expande a democracia. Ou seja os gestores são responsáveis pela implementação e bom funcionamento da democracia em todos os sectores da sua responsabilidade. Para além disto a democracia é encarada pelos gestores como, de facto, um factor de inovação e de eficiência em todos os sectores da sociedade.

A qualidade da democracia está directamente relacionada com a qualidade da saúde do cidadão e da sociedade. Aumenta a qualidade da democracia, aumenta a qualidade de vida do cidadão e a qualidade da sua participação na sociedade.

 

Menezes e Cunha

 

Março de 2011

 



publicado por menezesecunha às 13:59 | link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
 O que é? |  O que é?

1 comentário:
De Manuel Coimbra a 2 de Agosto de 2011 às 01:54
Agradecia que divulgasse o meu blogue,fazendo um link da minha página para a sua.
O seu blogue já está ligado ao meu!
O link do meu blogue é
www.manuelcoimbra.wordpress.com
Obrigado


Comentar post

“I want my dreams back” _____________________________ Recrear a democracia, ____________ devolver o poder ao cidadão, despedir os políticos. __________ ______________________________ “Pride in running our own live”
Grupos Cívicos
Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


posts recentes

Basta! Todos para a rua

Três assuntos

O poder dos políticos é o...

Ninguém deveria entregar ...

No trash talk

arquivos

Abril 2011

Janeiro 2011

subscrever feeds